sexta, 21 de julho de 2023 - 10:58h
Governo reforça saúde pública com entrega de carreta que vai ampliar em mais de 40% as doações de sangue no Amapá
Veículo vai permitir ações itinerantes pelos municípios, alcançando pessoas que não podem ir à sede do Hemoap, na capital, para doar.
Por: Por: Jamile Moreira
Foto: Foto: Gabriel Maciel/Sesa e Netto Lacerda/GEA
O espaço possui equipamentos especializados, que garantem a segurança e qualidade dos todos os procedimentos
O governador, Clécio Luís, entregou nesta quarta-feira, 19, mais um equipamento para reforçar a saúde pública do estado, a carreta-reboque que tem a capacidade de ampliar em até 44% as doações de sangue feitas ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). O veículo possibilita ações itinerantes pelos municípios, alcançando mais pessoas que queiram colaborar com o ato que salva vidas.

O investimento na carreta é de mais de R$ 2,4 milhões. Os recursos são de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Governo do Estado. Durante a cerimônia de entrega, o governador, Clécio Luís, enfatizou que a saúde pública é a prioridade desde o início da gestão.

“Essa carreta significa poder alcançar o público que quer ajudar, que quer fazer o bem, mas, às vezes, não tem como fazer. Com esse veículo, poderemos alcançar essas pessoas e, com isso, ampliar a capacidade do Hemoap, coletar mais sangue para salvar mais vidas e fazer mais cirurgias com segurança”, pontuou Clécio Luís.

A estrutura do veículo conta com área de recepção, duas salas de triagem clínica, uma sala de triagem hematológica, além de sala de recuperação, copa, banheiro, e plataforma para pessoas com deficiência. O espaço também possui equipamentos especializados, que garantem a segurança e qualidade dos todos os procedimentos.

Antes da entrega, o Hemoap contava com nove cadeiras para a doação de sangue. Com a aquisição do veículo, a capacidade de atendimento aumentará em 44%, já que a estrutura conta com quatro novas cadeiras para essa finalidade. O senador Davi Alcolumbre destacou que o avanço representa mais incentivo para a doação de sangue no Amapá.

“Esse é um dos mais modernos equipamentos do Brasil, onde poderemos fazer um serviço de qualidade, com busca ativa desses doadores que estão aguardando a oportunidade de salvar vidas e que, por algum impedimento, não conseguem chegar até o prédio do Hemoap para doar”, disse Alcolumbre.

Para o diretor do hemocentro, Eldren Lage, o investimento não poderia ter sido entregue em momento mais oportuno, tendo em vista o aumento no número de cirurgias na rede pública do Amapá.

“São 31 anos com a mesma estrutura, que hoje já não está dando conta de acompanhar o crescimento populacional do estado. Agora, vamos ampliar nossa capacidade de coleta e estoque. Esse é só o começo de muito trabalho que ainda vamos realizar”, pontuou.

A aquisição da carreta foi realizada por meio de convênio com o programa Calha Norte, do Ministério da Defesa. O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) e prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, reforçou que a entrega irá beneficiar todos os municípios.

“Essa ferramenta importante que irá fazer a diferença nos dezesseis municipios, sensibilizando as pessoas, levando cidadania e, acima de tudo, salvando a vida de quem precisa de uma doação”, pontuou Sampaio.

Quem pode doar?

A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

- É necessário estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;

- No dia da doação, é necessário levar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do SUS;

- Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo de autorização pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98811-0200. A presença dos responsáveis é facultativa no dia da doação de sangue;

- Os intervalos para doação de sangue são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

 
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

HEMOAP - Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá
Av Raimundo Álvares da Costa, 358 - Central - Macapá, AP - CEP: 68900-074 - (96) 3212-6139 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá