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 Qualidade

Por: Sem Autor - 22/02/2017 - 11:52
Foto: Sem Autor

O Hemoap apresenta excelentes qualidades na prestação de serviços com tecnologia de ponta e equipe técnica especializada comparadas aos dos maiores hemocentros do país, fato que já rendeu ao Hemoap vários prêmios e certificados a nível nacional, comprovando assim a seriedade do seu comprometimento com a sociedade.
 
OBJETIVO GERAL: Buscar a excelência da gestão institucional visando garantir a qualidade e a satisfação dos clientes.

 

HISTÓRIA

 
Em outubro de 1998 o Hemoap fez a adesão ao Programa da Qualidade, junto a Secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, formando em seguida um comitê gestor para trabalhar a auto-avaliação da Instituição e orientar na condução dos processos de gerenciamento, baseados nos critérios estabelecidos pelo PQSP. O referido comitê foi formado em reunião da Alta Administração e demais chefias, por meio de votação dos membros presentes que se candidataram voluntariamente. Foram eleitos sete membros, todos com cargo de chefia, fato que dificultou a condução a condução dos trabalhos de atividades dos membros.
Iniciou-se o processo de auto avaliação, porem, pela inexperiência da equipe somada ao acumulo de atividades, não se concluiu e nem se elaborou o relatório de gestão.
Vários projetos foram elaborados e implantados dentro de alguns princípios da qualidade, envolvendo a participação de todos, satisfação do cliente, valorização de pessoas e gestão participativa: “Programa da Saúde do Servidor”, “Café da Manhã com o presidente”, “Cine Hemoap”, “Programa de Educação Continuada”, “Projeto HEMOAP vai até você”, “Ouvidoria”, seminários de sensibilização com funcionários, entre outros.
As ações desenvolvidas e as melhorias implementares impulsionaram o gerenciamento da Organização em vários aspectos: o bom atendimento aos clientes, modernas instalações e equipamentos, imagem positiva na comunidade. Porém, devido às mudanças ocorridas na esfera governamental, o processo que envolve o gerenciamento de qualidade sofreu interrupção temporária. Por dois anos, ocorreram substituições de diretores, cortes no orçamento, extinção do Comitê Gestor e conseqüentemente dificuldades para efetivar o principio da constância de propósitos.
Todavia, no segundo semestre do ano de 2003, foi constituída a “Assessoria da Qualidade” com o objetivo de retornar e implementar as ações do referido programa.
A auto-avaliação realizada e a pontuação obtida estimularam ainda as pessoas da Instituição. Pontos fracos foram priorizados e planos de melhoria estão sendo executados.
Pesquisa de clima organizacional foi realizada visando levantar informações e obter um diagnostico e nortear as ações a serem implementadas.
Foram retomados os seminários de sensibilização junto aos funcionários e consultoria especializada foi contratada, no inicio de 2004, para ajudar no processo de modernização da gestão.
Em dezembro de 2004, a Assessoria da Qualidade, então composta por três membros, passou por uma reformulação estrutural considerando a necessidade do aperfeiçoamento dos trabalhos. Constitui-se o Comitê da Qualidade com a missão de assessorar a direção na elaboração e implementação da gestão pela qualidade com atuação em três níveis distintos: em nível estratégico, definindo estratégias, diretrizes e metas; em nível de coordenação, onde conduzirá o processo de internalização do programa e em nível executivo, operacionalizando o processo de melhoria da gestão.


 Campanhas

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